Empregos de motorista 

Atualmente os empregos de motorista desempenham papel essencial para sociedade, mesmo com toda modernidade esse ofício conecta pessoas e bens a longas e curtas distâncias.

Com a criação de automóveis que foram utilizados para o transporte de produtos e responsáveis pela distribuição de alimentos cresceu a necessidade de operadores qualificados para essa função.

História da profissão

Essa profissão surgiu da necessidade de operadores para transportar produtos e pessoas no início do século XIX.

Antes disso o transporte era feito em carruagens puxadas por cavalos que demoravam o triplo do tempo para percorrer longas distâncias.

Com a criação e difusão dos automóveis surgiu uma demanda na sociedade que eram os motoristas.

No início uma única pessoa realizava a manutenção e dirigia os veículos, inclusive os próprios inventores faziam esse papel.

Com o novo século os automóveis se popularizaram, mas ainda poucas pessoas podiam comprar um, afinal o preço era bem alto e as classes mais baixas da sociedade não podiam custear.

Então surgiram os primeiros motoristas, entretanto a demanda aumentou absurdamente e com isso foi preciso a formalização desses profissionais.

Com licenças e regras para viabilizar uma conduta que diminuísse acidentes e melhorasse a rotina desses operadores.

Durante as décadas de 20 e 30 a profissão ganhou reconhecimento e foi introduzida na indústria que estava em expansão e precisa que os motoristas transportassem os produtos para os portos.

Mas foi durante a segunda grande guerra que essa profissão ganhou destaque e ascensão social, pois eram os operadores que transportavam os suprimentos.

Com a expansão das rodovias e a globalização que essa profissão conseguiu conquistar o seu espaço que iniciou na informalidade e demorou algumas décadas para ser respeitada.

Atualmente essa profissão é vital para manter o comércio funcionando em muitos dos países subdesenvolvidos e ainda mantém o destaque nos países desenvolvidos.

Empregos de motorista onde encontrar

Essa profissão oferece diversas oportunidades no mercado econômico dos principais países, e conforme a necessidade do mercado precisa de qualificações especiais para empregos de motorista.

  • Transporte de passageiros: São responsáveis por transportar pessoas de maneira segura, sempre cumprindo horário.
  • Motorista de mercadorias: Como o próprio nome sugere, esses profissionais devem pegar o produto em determinado local e despachar em outro. Além de serem essenciais para cadeias de suprimentos.
  • Entregador: Com o crescimento do comércio eletrônico uma nova demanda surgiu no mercado para os motoristas que são realizar entregas dentro das cidades. Assim podem trabalhar para empresas como Amazon, FedEx e outros a depender do país.
  • Setores especializados: Outros podem atuar com o transporte específico de pessoas com o motorista de ambulância e veículos de emergência, transporte escolar e de viagens.
  • Funcionários particulares: Que trabalham para magnatas ou grandes empresários que prestam o serviço de dirigir pela cidade levando os patrões para compromissos.

Algumas dessas funções exigem cursos e até licenças especiais, como é o caso do transporte de mercadorias.

Outras, além disso, podem ser disputadas com provas para ingressar no setor público e assim se tornarem servidores.

Diversas empresas abrem vagas para os operários de automóveis a qualquer época do ano para prestação de condução de veículos pesados.

Em algumas opções é preciso apenas se cadastrar no aplicativo e começar a buscar passageiros em determinadas localidades para outras.

Apesar de toda a modernização, essa profissão tende a continuar por um longo tempo no mercado.

Entretanto, essa profissão também apresenta muitos desafios, principalmente nos grandes centros com congestionamento, ruído no trânsito e estresse por terem muitos motoristas que não respeitam as leis.

Mas ainda assim oferece uma alta demanda com possibilidade de muitas vagas para operadores experientes e eficientes na condução.

Além disso, é essencial ter cursos de práticas defensivas e a licença necessária do país onde reside para se candidatar a empregos de motorista.