Para conseguir um cartão de crédito, ter um limite maior, realizar empréstimos e até mesmo financiamento, é necessário ter um bom score.
Isto porque ele reflete na vida financeira do consumidor e nos seus costumes na hora do pagamento, além de que é ele quem irá influenciar no momento da autorização de crédito, entretanto, para se ter um score positivo é preciso ser paciente, pois ele leva tempo.
Dessa maneira, muitas pessoas se interessam em encontrar uma forma de como aumentar o score. Mas afinal, você sabe o que é o score? Quer saber de que forma você pode aumentar o score de crédito? Então continue lendo até o final.
O que é score?
O score é uma contagem de pontos que vai de 0 a 1000 na qual está relacionado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física), esse cálculo é feito através da sua conduta financeira, ou seja, quando você possui contas em seu nome.
A partir disso as instituições financeiras irão lhe avaliar por meio do seu CPF e baseado nesta pontuação é que a empresa irá determinar se vai disponibilizar uma oferta de crédito para você, pois eles precisam saber quais são os riscos e como você se comporta em relação ao seu financeiro, e isto é feito por meio desta contagem de pontos, que se dá da seguinte forma:
- 0 a 300 pontos: score baixo (significa poucas chances de conseguir crédito.)
- 301 a 500: score regular (quer dizer que você terá baixa chance de conseguir crédito)
- 501 a 700: score bom (você vai ter boas chances de conseguir crédito)
- 701 a 1000 pontos: score muito bom (altas chances de conseguir crédito)
Quem faz a análise das contas pagas, as que estão em atraso, se o seu nome está negativado ou se alguma vez você já esteve inadimplente, verifica os seus pedidos por crédito, empréstimo e se quitou alguma dívida pendente de forma correta, é o score.
O fato de você não possuir contas em seu nome, pagar faturas em atrasos, pedir aumento do limite com muita frequência ou solicitar muitos cartões de crédito, faz com que o score fique baixo, por isso é necessário que esta conduta seja mudada para se ter uma boa pontuação.
Para as instituições financeiras, quanto mais próximo o seu score for de zero, maior será a chance de você não efetuar um pagamento ou deixar alguma fatura em atraso, ou seja, isso é visto como algo negativo, assim como mais próximo de mil for o score, maiores são as possibilidades de você ser um bom pagador e mais altas são as oportunidades dessas empresas lhe oferecem crédito.
Quais são as 7 atitudes diárias para aumentar o score de crédito?
Possuir o hábito de acompanhar os seus pontos de score e aumentar o score, bem como realizar algumas das dicas abaixo, pode fazer com que você consiga ter uma boa pontuação.
- Negociar suas dívidas
Se seu nome estiver negativado, o seu score pode ficar zerado e isso não é um bom sinal, por este motivo, uma das primeiras coisas a se fazer é entrar em contato com a instituição financeira para que você possa quitar essa dívida da melhor forma e uma outra dica é que você não deixe de pagar as parcelas dessa negociação.
- Pagar as contas em dia
Realizando o pagamento de suas contas em dia você garante um bom score, por isso, se puder, procure deixar seus pagamentos em débito automático para que você não esqueça e tenha um bom histórico de pagamento.
- Ter o nome limpo
Estar inadimplente faz com que você perca pontos no seu score, então é importante que além de pagar suas contas em dia, você procure quanto antes negociar suas faturas em atraso.
- Manter os dados atualizados
Possuir os seus dados cadastrais sempre atualizados como endereço, estado civil, número de telefone, renda mensal, entre outros, faz com que você fique mais confiável para as empresas, porque terão bastantes informações suas, então lembre-se sempre de alterar caso haja alguma mudança nessas informações.
- Possuir contas em seu nome
Ao ter contas em seu nome como água, luz, telefone, entre outros, é visto como algo positivo, pois assim você assume uma responsabilidade para cumprir com esses pagamentos todo mês. Se você for maior de 18 anos, procure ter alguma fatura em seu nome, caso queira tirar um cartão de crédito.
- Não ter vários cartões de crédito
Procurar ter muitos cartões de crédito ou pedir aumento do limite com frequência pode fazer com que o score fique baixo, pois as empresas não enxergam isso de forma correta. O certo a se fazer é aguardar que o seu banco responsável irá determinar um novo aumento de limite ou um novo cartão de crédito.
- Controle financeiro
Ter um bom controle financeiro é importante, pois desta forma você administra melhor o seu dinheiro, conhece melhor a sua renda, os seus gastos mensais e o que pode ser feito para que sobre uma quantia extra no fim do mês, por isso procure sempre se planejar.
Quais são as empresas que avaliam o score de crédito?
As instituições financeiras de várias áreas como os bancos, comércio, televisão a cabo, empresas de telefonia, entre outras que fornecem crédito aos seus clientes.
Como faço para consultar meu score?
Para verificar seu score, basta acessar o site do Serasa ou baixar o aplicativo no celular (disponível para Android e IOS), o serviço é totalmente gratuito e você pode acessar quantas vezes quiser, basta entrar com o seu CPF que você poderá consultar como está a sua pontuação.
Mitos sobre o score
Existem algumas histórias sobre aumentar o score na qual algumas pessoas acreditam serem verdadeiras, como por exemplo: transferências realizadas via pix, limpar o histórico do Serasa, CPF na nota, empresas ou aplicativos que aumentam o score de crédito, entre outros.
Nada disto é real e caso você receba alguma oferta de empresas com a descrição de que pagando para elas você irá aumentar o seu score, não aceite e fique sempre em alerta, pois isto não existe.
A única forma de você conseguir aumentar o score de crédito é seguindo as próximas dicas e lembrando sempre de pagar suas contas em dia.
Ter essas atitudes no seu dia a dia, faz com que você consiga aumentar o score de crédito e assim possa usufruir de um maior limite no cartão, realizar empréstimos, financiar carro, casa, entre vários outros benefícios, além de que você terá um bom controle do seu dinheiro se programando da melhor forma e ainda possuir o perfil de bom pagador visto pelas instituições financeiras.
Ver mais: